sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

As novidades de Pedro



Neste pequeno país do planeta terra, esta semana as novidades foram o sucessor de Pedro na capa de uma revista de música dos sempre novos, o macaco pomposo e que subiu na hierarquia social pela escada onde subiram muitos, não se sabe como, e a manutenção, ou não, ou mais ou menos, neste século, de rituais de passagem da menoridade a outro estágio qualquer. É muito aborrecido este país. Chama-nos a atenção Pedro e a ânsia da macacada (a que pertencemos, deixemos isso claro) por novidades. Está tudo tão cansado da velha Santa Madre Igreja Católica e Apostólica, que sem outras melhores, ou que pareçam melhor, ela parecer trazer algo de novo abre centelhas de uma velha esperança aos ocidentais. Na verdade desde Jesus não nos parece que traga algo de novo, em larga escala, mas deve haver algo que explique esta ânsia de que Pedro seja mais bem perecido, mais atractivo para os que sofrem, que no fundo somos todos. O “cristão-católico-agnóstico” anseia uma religiosidade, o regresso do seu ser místico, tempo para o sagrado numa vida consumida em ofícios para ganhar dinheiro para pagar ao banco. Estes ser (solteiro, casado ou divorciado que considera isso da comunhão e da confissão uma data de irrelevantes rituais velharias que nada acrescentam ou subtraem à sua vida) olha para a sua velha família, liderada por um Pedro abstracto e infalível, à procura desse tempo perdido para avistar a face de deus, ou de um deus. Sabe que de todas só a sua velha família está “inscrita no seu corpo”, desde quando tinha ainda a pele tão terna que qualquer inscrição era possível. Mas deverá estar à procura em lugar errado, cremos. Pedro continua a não nos dizer muito. Poderá mudar tudo: tornar as mulheres “pedras”, deixar descendentes… é-nos indiferente. Adstritos ao que está inscrito em nós, encontraremos o tempo sagrado mais facilmente em qualquer velório de velha da nossa aldeia, numa oração repetida em conjunto por um povo que já só se congrega como antes quando os últimos dos seus filhos regressam à pura condição de matéria orgânica. É na orgânica profunda destas inscrições que se vão perder que os novos pastores deveriam procurar as ovelhas tresmalhadas do rebanho que não lhes pertence. Contudo, com pastores totalmente desacreditados (sim, não repararam? agradeçam terem colocado humanos no lugar de Deus) o pastor máximo nunca será o bastante. Mais papa menos papa, com novos ou velhos pedros, a Igreja católica e as suas missinhas dominicais é enfadonha e nunca deixa de parecer artificial (distante do essencial). Talvez seja ou não uma questão de pastores. É curioso que todos possam ser pedras, mas andar a pastar rebanhos seja só para alguns. Será por uma questão corporativa? Outro dado curioso é a Igreja não deixar de ser no consciente colectivo um monumento povoado com homens de saias, debruadas a ouro e fios de seda. Já tinha chegado à conclusão de que as missas ortodoxas me pareciam melhores. Sabemos ler e escrever, vemos televisão, lemos livros, temos Internet… Quem quer saber a interpretação bíblica de um rapazito de saias num altar? Diz-se, ainda por cima: “deus visível”. Credo! Se deus mede um metro por 60 e pesa 60 quilos não dá para acreditar que possa com um lenho grosso em cima das costelas, de Jerusalém ao Calvário!  A “representação” é algo muito complexo e essa complexidade não foi tida em conta pelos reformadores do século XX. Nem um santo de verdade se aguentaria. Sim, talvez um santo se aguente nesse altar onde o colocaram. Mas têm todos de ser santos? São todos santos? Já ouvi o povo mais simples e católico dizer que é esse homem, colocado no lugar desse deus imaginário e compassivo, desse pai menino, dessa criança irmã e gémea da nossa alma solitária, que afasta “as pessoas da Igreja”. Contrapõem os altos sacerdotes do “sinédrio” que isso é ter uma fé infantil, mas também há quem diga para deixar aproximar as crianças. Não será antes uma das características da fé ser algo que só uma criança tem? Não será a infância, mesmo do homem adulto e formado, que seguiu a vida mais razoável e cumpre “o seu dever”, o que lhe permite também uma aproximação a Deus? Aos deuses todos! Se pensar com a razão, os seus conhecimentos, a sua história, não terá razões de sobra para mandar à fava as igrejas todas e os pregadores, beatos ou “impuros”, para o Inferno? Se não são crianças, uma humanidade criança a sonhar com um Pedro melhor, mais perfeito e, ao mesmo tempo, menos santo e irascível como esses histéricos da nova santidade do século XX, quem será? Os que sempre foram católicos? Sim, esses sim, mas também nunca deixaram a casa. Não disse Jesus para procurar os perdidos?  Tretas, toda a gente sabe que Cristo é uma boa marca, para quem a usa em seu proveito. Contudo não é por isso que deixamos de ser cristãos e católicos, de acreditar em Cristo, não por fé, por acreditar, mas porque faz parte de nós, é da nossa casa, é nossa Herança. Deixaremos nós alguma herança?

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